quarta-feira, 23 de março de 2011

Present Continuous vs. Present Simple

choose1Você tem dificuldade para descobrir quando deve usar “I am studying” ou “I study”? Pode parecer um pouco complicado, mas se você prestar atenção em alguns detalhes irá saber quando deve usar o primeiro ou o segundo.

Present Continuous

O “Present Continuous” é usado para descrever ações que estão acontecendo no momento em que estamos falando. Como no português, ele é formado pelo verbo to be (estar) + verbo no gerúndio – que em inglês é formado acrescentando-se “-ing” ao verbo. Não usamos o verbo “to be” + outro verbo sem o “-ing”. Veja o exemplo abaixo:

Mary is sleeping now.

Você deve ter percebido que eu grifei a palavra “now”, e você sabe por quê? Ela “combina” com o Present Continuous. Outras expressões que “combinam” com o Present Continuous: at the moment, at this moment, right now, etc. Tudo o que for sinônimo dessas palavras / expressões “combina” com o Present Continuous porque o inglês é como o português, ou seja: as expressões “concordam” com o verbo, devem transmitir o mesmo sentido. “Now” significa “agora”, e se a ação está acontecendo enquanto falo, ela acontece “agora” e não no mês que vem, certo?

Present Simple

O Present Simple é usado para falar de hábitos, estados do presente e verdades universais.

Hábitos – é usado quando descrevemos nossos costumes, coisas que fazemos ou não e também quando descrevemos com que frequência elas acontecem. Eu grifei essas palavras porque aí vai uma boa “pista”, se houver um advérbio de frequência na frase, você deve usar o Present Simple. Alguns advérbios de frequência: always, never, sometimes, often, usually, generally.

Susan always wakes up at 7 on Mondays.

Estados do presente – são aquelas coisas que fazem parte do nosso presente, que são verdadeiras no momento atual.

I like chocolate.

Na frase acima (Eu gosto de chocolate) eu descrevo algo que é verdadeiro no meu momento presente, refiro-me a uma preferência, gosto ou estado que é verdadeiro no presente. Pode ou não continuar sendo verdeira no futuro.

Verdades universais – são coisas imutáveis ou que acreditamos ser.

Lions kill for food.

Até que se prove que há leões “serial killers” que matam por puro prazer de matar ou para se vingarem da sociedade, estou usando o presente para descrever uma “verdade universal” que se aplica aos leões de modo geral e em qualquer parte do planeta.

Diferenças

A diferença está no sentido da sua frase. Veja a frase abaixo:

I am working now.

Ela está correta, mas é o que eu quero expressar? Estou realmente trabalhando nesse momento? Agora veja essa outra frase:

I work at the bus station.

Eu posso até não estar trabalhando agora, mas o fato que estou expressando é que no momento atual eu trabalho lá.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre o uso do Present Continuous e o Present Simple, entre em contato comigo postando seu comentário abaixo dessa postagem. Você também pode entrar em contato comigo se quiser sugerir outros tópicos para postagens futuras.

Espero ter ajudado!

florreada azul

11 comentários:

  1. como fasso para diferenciaar uam frase no simple e uam no continuous?????
    tipoo meu professor dá frases para agente completar com o simple present ou nopresent continuous : How often___your mother___ you bed?(make) eaai?? eagoraa? como eu faço pra saber se essa frase esta no simple,or past ???????????? SSSSSSSSSSSSSSS:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando o verbo da frase acabar com ing é pq a frase esta no present continuous e quando o verbo acabar com s é pq a frase esta no present simple

      Excluir
    2. oi, na frase How often.... a palavra chave é often, que você deveria usar o Present Simple!

      Excluir
  2. Bom eu queria saber quais sao os usos ddo present continous e simple present no futuro, tipo:
    the movies starts at 9:20

    pf me ajuda

    ResponderExcluir
  3. Sao pontos nesse exemplo o ponto é o advérbio de frequência "often"

    ResponderExcluir
  4. m bem. eu tenho um exercício e estou em dúvida. tenho sentenças, ou seja, frases, e tenho que identificar quais podem ser passadas do simple present para o present continous. pode me ajudar? fernando gomes, RJ.

    ResponderExcluir
  5. Me ajudou muito no meu trabalho de ingles para a escola, entendi tudo agora!!! =)

    ResponderExcluir

Antes de postar, leia nossa Política de Publicação de Comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...